O que é Detox Digital.

07/12/2022


Detox Digital: porque você deve fazer um.


Hoje em dia é impossível pensar um mundo sem a internet, não é? Você já se perguntou(ou conferiu no seu smartphone) quantas horas ficou conectado em apenas um dia? Os brasileiros tem o status de ser um dos povos que mais faz uso do smartphone, ficando apenas atrás da Indonésia. Segundo o relatório "The State of Mobile 2021", do App Annie, os brasileiros passam em média 4,8 horas por dia, em média, usando os smartphones. Enquanto isso, a Indonésia lidera com uma média de 5,2 horas por dia. Relativamente nova, a internet e o uso dela vem sendo estudado, bem como seus impactos de curto, médio e longo prazo. Pode-se afirmar que os efeitos de tantas horas dedicadas ao smartphone implicam na qualidade de vida: dificuldade de concentração, estresse e dificuldade para dormir, para dizer o mínimo. E o impacto disso é uma alteração na performance no trabalho e prejuízo ao bem-estar.   Com a pandemia, tornou-se comum esse mergulho no digital, pois através do celular e a internet tornou-se possível conversar com amigos, trabalhar e também interagir virtualmente através dos games. Se identificou com algum desses pontos abordados? Calma, não é necessário abolir o uso e sim apenas restringir alguns hábitos e alterar a forma com que o celular é usado. Em nome da saúde mental e saúde física, vale a pena.


Os prejuízos


Sim, é inegável que a internet revolucionou o modo com que o ser humano se relaciona, trabalha e vive, mas apesar de nos trazer uma série de benefícios, quando usada em excesso ela pode se tornar prejudicial e acarretar problemas que são sentidos no corpo e mente do ser humano.


Ao mencionar as atividades mentais, pode-se afirmar que a tela dos aparelhos eletrônicos tem propriedades que super estimulam o cérebro humano, fazendo com que fique alerta quando deveríamos relaxar, como na hora de dormir, ocasionando insônia. Notou-se o surgimento de transtornos psicológicos, já que interagir virtualmente e receber muitas ?curtidas? podem provocar uma sensação de euforia que, a longo prazo pode se tornar uma dependência. Reconhecida a dependência tecnológica e o transtorno por games, a Associação norte-americana de Psiquiatria afirma ser legítimo e relevante esse problema de saúde. A falta de tecnologia e dos jogos pode gerar sintomas de abstinência, tristeza, ansiedade, raiva e até mesmo sintomas físicos como ranger de dentes e falta de ar.


Por exemplo, uma longa exposição à tela do computador ou smartphone pode alterar a visão, causando a chamada ??falsa miopia??. O problema se caracteriza como a contração exagerada da musculatura dos olhos (ocorre quando a visão é forçada por muitas horas para visualizar imagens próximas, e acaba ficando embaçada ao enxergar de longe.)  Ainda se tratando de olhos é possível que apresentem uma irritação característica e ressecamento do olho, comum de quem fica muito tempo sem piscar. Esse problema atinge a todos, porém trás ainda mais prejuízos para os pequenos, que ainda estão em processo de formação do corpo. Segura o celular, podendo resultar em dores no pescoço, na coluna, nos dedos e nas articulações das mãos. Inclusive, os movimentos repetitivos para navegar online, em muitos casos, são responsáveis pelo desenvolvimento de inflações nas articulações. É por esses e outros que muitas pessoas têm recorrido a prática do detox digital de forma regular em sua rotina. Esse exercício ajuda a retomada de certas atividades cotidianas com mais qualidade e produtividade, reestabelecendo o equilíbrio entre o profissional e a vida pessoal.


Como identificar se você precisa de um detox?


Alguns sinais de alerta servem para avaliar como está a sua relação com esse mundo conectado ao alcance das mãos e se de fato o detox digital é para você.


Primeiro é necessário comentar que uma desconexão periódica das redes sociais tem como objetivo reduzir os efeitos negativos da hiperconectividade e consequentemente aumentar a sensação de bem-estar. O uso mais consciente da tecnologia tende a trazer bons frutos.


Abaixo algumas das bandeiras vermelhas comportamentais que se deve estar atento no dia-a-dia.


Interrompe atividades de trabalho ou de estudo para checar as notificações do celular;
Atrasa o horário de dormir por se distrair nas redes sociais;
Tem medo de perder alguma informação importante se não consultar as redes sociais com frequência, fenômeno chamado de FOMO (?Fear Of Missing Out?);
Faz todas as refeições com o smartphone sobre a mesa, rolando o feed das redes sociais;
Sente uma sensação de urgência para responder mensagens no WhatsApp;
Sente-se deprimido, ansioso ou irritado com as publicações que vê nas redes sociais.
A neurociência explica os prejuízos causados pela hiper conectividade. A urgência de periodicamente e frequentemente o smartphone está ligada às doses de dopamina que o cérebro libera cada vez que surge uma notificação. A sensação de prazer é ainda maior para alertas de likes e comentários em postagens, sim é viciante.


O cérebro percebe o excesso de dopamina e, para reduzir seus efeitos, cria uma ?trava? para diminuir a produção do neurotransmissor. Ou seja, para sentirmos prazer, será necessário um maior número de estímulos.


Outro neurotransmissor ligado ao uso excessivo do smartphone é o cortisol, que induz o estresse. O cérebro fica alerta pela expectativa de que algo agradável está para acontecer, pois está acostumado a uma inundação de dopamina. Portanto, o cérebro fica esperando ansioso pelas notificações. Além da ansiedade, o estado de alerta faz com a desatenção esteja presente nas demais ações.


Pelo efeito do famoso cortisol e da dopamina no corpo, dá para perceber também os benefícios que o detox digital traz, como: mais concentração, maior produtividade, melhora na qualidade do sono, melhoria nos relacionamentos, menores índices de ansiedade e cansaço, melhora na autoestima, entre outros tantos.


Fazer um detox digital envolve reduzir o tempo diante das telas e se reconectar consigo mesmo. Deixar o celular de lado e concentrar-se nos pensamentos e emoções. Não é fácil, mas é possível e aí vão algumas dicas práticas para esse processo:


Configure o celular para receber notificações apenas de pessoas e tire o som dos alertas.;
Determine um limite diário para conferir o celular. Determine uma meta máxima de acessos como por exemplo 3 vezes por dia, pela manhã, à tarde e à noite, durante 30 minutos no máximo;
Desative as notificações de aplicativos;
Escolha um dia da semana para não acessar as redes sociais nem grupos do WhatsApp;
Não mexa no smartphone uma hora antes de dormir. Se possível, deixe-o em outro cômodo da casa e o substitua por um despertador convencional;
Não olhe o smartphone ao acordar nem durante as refeições;
Guarde o seu celular quando estiver na companhia de outras pessoas;

Visite o nosso Instagram
Realizando sonhos, ultrapassando fronteiras

OAWEB sistemas e sites para imobiliárias em Itapema