O que você precisa saber sobre imóveis de luxo

04/08/2022


Partimos do princípio, conceituando o que são esses tipos de imóveis considerados de luxo e quais são os requisitos que precisam ser preenchidos por eles para estarem nesse patamar. É claro que não existe uma regra rígida, visto que cada cidade e localização tem demandas específicas, mas existem pontos em comum que todos os imóveis considerados de altíssimo padrão possuem.



Localização: Um imóvel por si só não pode ser considerado de luxo se não estiver cercado por outros iguais a ele. Uma das primeiras observações a serem feitas é que um apartamento ou casa de altíssimo padrão deve estar inserido em um bairro nobre e ter em seu entorno empreendimentos da mesma estirpe.
Acabamento: Os materiais utilizados para construir e destacar a materialidade da obra em si, são pontos a serem observados. Alguns dos materiais preferidos por esse mercado são os mármores importados e madeiras nobres. Existem departamentos inteiros de construtoras e incorporadoras que ficam em constante vigilância e pesquisa de mercado, sempre oferecendo o que existe de mais moderno e mais exclusivo para esse tipo de projeto.
Arquitetura: A arte tem seu espaço garantido, uma vez que é ela que diferencia um simples projeto de um grande e conceitual empreendimento, dando toques específico e inimitáveis a essa obra. Um dos recursos amplamente utilizados é a assinatura das obras de alto padrão imobiliário por arquitetos famosos e renomados. Existem inclusive parcerias entre construtoras e marcas. Aqui em Santa Catarina temos alguns exemplos no litoral, onde esse casamento de ideias foi concretizado com sucesso entre construtoras e empresas do ramo automobilístico de renome internacional.
A cereja do bolo pode ficar por conta de mobiliário de designers famosos do ramo bem como a inclusão de obras de arte nas dependências sociais privativas do empreendimento, sejam elas quadros ou esculturas. Esses itens agregam muito valor ao produto final.
Área de Lazer: Além de oferecer uma estrutura completa, esses empreendimentos buscam o algo mais. Piscina aquecida com raia olímpica, pista de cooper, área de mini golf, cinema, adega privativa, espaço fitness, sauna, playground para os pets, sala gamer e por aí vai. O céu é o limite.
Serviços: Não estamos falando do básico de possuir uma estrutura completa, e sim o que mais pode ser oferecido. Alguns empreendimentos oferecem serviços de várias gamas como: concierge, elevador privativo, serviço de massagem e beleza entre outros tantos. Aqui na região temos alguns empreendimentos onde existe restaurante privativo na área de lazer, onde o acesso é restrito aos moradores e seus convidados.
Tecnologia: A automação tem papel essencial nesse tipo de imóvel. O conforto que o imóvel precisa oferecer ao cliente deve estar ao alcance de suas mãos, melhor falando, ao alcance de um clique. Cortinas automatizadas, controle de luzes e segurança, banheira com possibilidade programar a água para aquecer antes de sua chegada. O mercado de automação está aquecido no Brasil e o cliente que busca imóveis de luxo é sedento por essa inovação.
Não é apenas o tamanho do imóvel que vai apontar que ele pertence a categoria de luxo, Em geral os imóveis de alto padrão tem o valor do metro quadrado nas alturas. Um dos fatores que contribuem pra isso é a proximidade e facilidade de acesso aos centros empresariais, a disponibilidade de espaços de lazer e cultura, ruas bem cuidadas e excelente infra estrutura no entorno.
Historicamente, imóveis são um dos investimentos mais seguros e que trazem um retorno interessante para o comprador, mesmo em tempos de instabilidade econômica. Existe uma demanda reprimida por imóveis de luxo, pelo posicionamento exclusivo e diferenciado no mercado imobiliário. Esses empreendimentos de alto padrão são produzidos em menor escala gerando uma demanda superior à oferta, aguçando ainda mais esse tipo de investidor que busca a exclusividade do produto. Com a oferta restrita existe uma crescente demanda por propriedades de luxo em todo Brasil. Segundo o Secovi (Sindicato de Habitação) esse setor cresce em média 20% ao ano.
Economicamente falando, excelente lucratividade
A alta demanda por imóveis de luxo, nele destacamos os apartamentos de luxo, resulta em valorização em todo o país onde os preços subiram entre 5% e 10% no último ano em comparação ao ano anterior. Ou seja, o investimento inicial é alto, mas com certeza o retorno vale a pena.
Dados mostram que essa tendência de imóveis de luxo começou em 2019 quando foram negociadas mais de 3.300 unidades de preço acima de R$ 1,5 milhão de reais apenas na capital paulista, referência nesse tipo de oferta imobiliária de luxo.
Vantagens e Desvantagens desse tipo de imóvel
A qualidade arquitetônica a construtiva dos imóveis é superior as demais pois oferece opções de satisfazer a clientela oferecendo segurança num investimento valioso, conforme apontam os dados e pesquisas da área.
Outro ponto observado é a qualidade da documentação, pois normalmente os imóveis de luxo possuem documentação em ordem e apta para agilizar o financiamento imobiliário bem como a transferência da propriedade em cartório. Isso com toda certeza traz segurança ao comprador de imóveis de alto padrão, que é um negociador atento ao mercado e que está sempre acompanhando e não perde de vista a totalidade de seus investimentos.
Vale destacar que até 2007 o perfil do público que consumia o empreendimento de alto padrão era prioritariamente de casais maduros. Desde lá houve mudança nesse perfil, que agora inclui um novo público de jovens executivos que passou a ter acesso a esse mercado.
Aluguel de imóveis de luxo
Seguindo um raciocínio lógico, que esse público de alto poder aquisitivo já possui imóvel próprio, encontramos um novo caminho, o do aluguel de imóvel de luxo. Sim esse nicho de mercado é bem rentável e aponta o aluguel desses imóveis por temporada. E esse nicho aponta como principais destinos, pela ordem: Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, São Paulo, Ceará, Pernambuco e Distrito Federal.
Os dados fornecidos ainda mostram que a procura por esses imóveis vem tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos. As diárias variam conforme a cidade, facilidades e glamour, mas pode-se apontar um preço médio de diária de R$ 1.560,00 na alta temporada.
Sem crise
O mercado de imóveis alto padrão, considerados de luxo, talvez possa se enquadrar como um dos poucos mercados que não enfrenta crise. Inclusive no período de 2015 onde houve redução de vendas e baixo número de lançamentos, não surgiram índices negativos para quem trabalhou com imóveis de alto padrão.
Como anteriormente citado, a oferta restrita favorece a manutenção da demanda que é um dos pontos que estimula o mercado de empreendimentos de luxo. Mesmo com o boom imobiliário este mercado não sofreu com excesso de oferta como aconteceu com o segmente de dois até três quartos nos imóveis de até 100m².
Os consumidores desse nicho de mercado já possuem um patrimônio formado e dependem menos de crédito imobiliário, o que torna esse mercado menos sensível a crises econômicas. A maior independência em relação ao crédito faz com que o número de distratos seja menor, garantindo a liquidez dos empreendimentos.

Visite o nosso Instagram
Realizando sonhos, ultrapassando fronteiras

OAWEB sistemas e sites para imobiliárias em Itapema