Wellness, você aplica esse conceito na sua vida?

21/06/2022


A cada ano temos uma avalanche de novos conceitos, novas palavras e expressões em inglês. Mas o que nunca fica ultrapassado e nem sai de moda é o bem estar. Surgiu nos últimos anos uma tendência de cuidar além do corpo, se atentar ao que a alma e o espírito precisam para uma vida pacífica e tranquila. É claro que isso também se dá
pela loucura em que vivemos hoje: agenda cheia de compromissos, falta de tempo, internet, email, whatsapp, celular ... eternamente conectados com o mundo exterior.
Wellness nada mais é do que propor a si uma conexão profunda com seus atos, anseios e pensamentos. Corpo, alma e ação conectados em um só propósito o bem estar, o bem viver. Conhecer a própria mente é o start para que o restante da vida tenha constância e fluidez e é um trabalho constante e diário.
Outro ponto que difere do estilo de vida fitness, é a importância que os relacionamentos tem no wellness. O ser humano é um ser social e precisa de conexões afetivas para se sentir pertencente a algo maior. Esses relacionamentos que oferecem companheirismo e cumplicidade trazem satisfação psicológica, um ponto fundamental para a construção do bem estar.


O corpo em movimento.



Existe uma série de atividades físicas com a proposta de trazer o bem estar do corpo e da mente, o estilo wellness onde o foco principal não é malhar para ter um corpo ideal e sim aliar os treinos e atividades físicas a práticas diárias de qualidade de vida como: interação social, harmonia, boa nutrição entre outras.
Na prática tem como objetivo acabar com o estresse que a rotina e os compromissos geram, trazendo mais leveza para o cotidiano através do fortalecimento entre o corpo e mente agora conectados.
O termo fitness já amplamente difundido vai dando cada vez a mais espaço ao wellness e tem sido adotado por pessoas que buscam um estilo mais saudável em sua rotina de vida. Por isso, é comum que as pessoas que acreditam no wellness procurem modalidades mais leves, como: pilates, yoga, dança, hidroginástica, caminhada, natação entre tantas outras atividades. A busca pelo prazer em fazer as atividades é mais importante que a performance em si, o que não impede de atingir objetivos como emagrecer, manter o peso corporal ou tonificar os músculos. Tudo de forma natural e positiva, sem pressão.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) atualmente o termo é definido como um estado de bem-estar físico, mental e social. Pode parecer que em meio ao mundo em que vivemos é impossível encontrar um equilíbrio, mas é justamente a busca por esse bem estar e sua prática em que consiste essa modalidade.


O ambiente perfeito.



Criar a paz em meio ao caos é o desafio atual. Claro, que nem sempre é possível encontrar o ambiente ideal, porém buscar locais que propiciem tranquilidade para realizar as atividades físicas. E é aí que a solução pode estar nas áreas de convivência dos empreendimentos.
Muitas vezes é preciso se afastar dos locais onde existe esse stress diário, como o trabalho e mesmo o lar, a chave pode estar nos espaços públicos e nas áreas de lazer dos condomínios.
Um ou mais lugares da área de lazer podem ser usados com essa finalidade, estando há apenas alguns passos de casa. Ambientes amplos e multiuso são apostas para a realização de atividades físicas que proporcionam bem estar e equilíbrio entre corpo e mente. É importante pensar em espaços que sejam acessíveis e também fiquem próximos da sua rotina, facilitando assim a prática dessas atividades.


Hábitos diários
Inserir hábitos diários é uma das premissas do wellness, afinal desde a hora de acordar até o momento do sono noturno são apresentadas várias possibilidades de praticar esse bem estar. Por exemplo, ter um horário fixo para acordar todos os dias certamente te ajuda executar suas atividades de uma forma mais leve, visto que você consegue programar sua rotina de cuidados pessoais e profissionais com calma.
Sono, sim, não tem como escapar desse item. Não é apenas uma questão de horas e sim de qualidade de sono, se for possível aliar esses dois fatores melhor ainda. Antes de deitar na cama desacelere, tome um chá, leia um livro, desconecte-se. É uma rotina de auto cuidado e amor próprio. Olhar para dentro é um grande exercício que demanda tempo e paciência, uma construção diária e contínua.
Algumas atitudes são tão óbvias que passam desapercebidas, como o impulso de pegar o celular assim que acordar. Sequer lavamos o rosto ou tomamos um café e já estamos imersos nesse mundo de notícias e comunicação, o cérebro sequer notou que já é dia e já está mergulhando nesse mar de informação.
A alimentação é um capitulo a parte. Comer alimentos de forma equilibrada para gerar a energia necessária para que seu corpo possa cumprir as tarefas diárias. Estar atento aos benefícios que os alimentos trazem e saber ouvir o que seu corpo precisa ou o que te faz genuinamente bem. Seu corpo é seu tempo e te abrigará por muitos mais anos se você der uma atenção especial ao que come.
Mas se caso não conseguir aplicar isso todos os dias na sua rotina, o wellness também respeita suas necessidades e seu tempo, sem stress. Para quem deseja adquirir esse estilo de vida ainda existe um reforço profissional, o Wellness Coach. Esse profissional irá auxiliar a criar uma rotina saudável dentro de uma rotina pré-existente e conciliar alguns pilares como como o corporal, emocional, ocupacional, intelectual, social e espiritual. Ao longo desse processo de construção de hábitos o coach é responsável por fornecer todo apoio emocional durante o desenvolvimento da nova rotina.


 

Visite o nosso Instagram
Realizando sonhos, ultrapassando fronteiras

OAWEB sistemas e sites para imobiliárias em Itapema